luto

Morreu o comerciante Hildo Victório Tasca

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal

O comerciante Hildo Victório Tasca, 87 anos, filho de Angelo Arcângelo Tasca e Elisa Santini Tasca, falecidos, nasceu em Garibaldi. Ele teve cinco irmãos, Alcides, Antonio, Adolfo, Rosa e Lourdes, todos falecidos. 

Hildo passou a infância e parte da juventude em Garibaldi e, segundo a filha Liane, tinha como principal passatempo a caça: 

- O lazer dele, quando jovem, era caçar. Quando retornava com os amigos, cozinhava as perdizes. Suas "perdizadas" eram famosas.

Ainda na terra natal, formou-se técnico em contabilidade, em 1956, e trabalhou por lá durante alguns anos, na Vinícola Carraro e Bruzina. No ano de 1962, mudou-se para Santa Maria, onde abriu a própria empresa, a Comercial de Bebidas Pérola. No mesmo ano, casou-se com Neusa Dorneles Tasca, com quem teve os filhos Liane e Eduardo. Ele era avô de Felipe, Pietro e Bianca. 

Conforme Liane, No Coração do Rio Grande, o comerciante constituiu família e viveu a maior parte da vida. 

- Meu pai residiu e trabalhou em Santa Maria por mais de 50 anos. Ele foi muito feliz na Vila Belga, onde criou fortes laços de amizade - diz a filha.

Hildo foi fundador do Lions Clube de Garibaldi, em 1959, e foi recebido pelo Lions Clube Santa Maria-Itararé assim que chegou na Cidade Universitária. Foi representante do clube junto à então Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem) por mais de 12 anos, e presidiu a entidade de 1982 a 1983. 

O sobrinho, Bento Cleber, lembra do ser humano acolhedor e atencioso que Hildo foi para todos. 

- Quando ingressei na Brigada Militar de Santa Maria, na década de 1990, fiquei hospedado na casa dele (Hildo), e fui bem recebido. Pensei em ir morar no quartel, mas meu tio fez questão que eu ficasse. A casa dele foi o meu segundo lar - conta Bento. 

Após fechar a empresa, o comerciante trabalhou como representante comercial de vinícolas e indústrias de cal e calcário. O encontro anual da família, de acordo com Liane, ocorria no final de semana da Romaria, quando familiares e amigos vinham para uma confraternização na casa do aposentado. 

Hildo Victório Tasca morreu, em 5 de novembro de 2020, devido a uma sepse, decorrente de pneumonia aspirativa, ocasionada pela Covid-19. Ele foi cremado no mesmo dia, no Crematório Dom José, em Santa Rosa. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos em Santa Maria e região Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Próximo

Morreu o comerciante Hildo Victório Tasca